Oficina de Rimini
Na década de 1980, o mundo das corridas é forçado a concentrar a sua atenção na oficina de elite de Rimini.
O estilo e o valor do “Made in Italy” são reconhecidos mundialmente e, em 1980, o Campeonato Mundial de 350cc é dominado por Jon Ekerold no seu YB3 com motor Yamaha, e em 1987 o Campeonato Mundial TT F1 é garantido por Virginio Ferrari.
No mesmo período, algumas máquinas rodoviárias Bimota surgiram e entraram legitimamente para a história, como o DB1, YB4 EI e os primeiros protótipos Tesi.
No final da década de 1980, Pierluigi Marconi herdou a visão técnica dos seus antecessores.
Sua genialidade e suas mãos habilidosas resultam em modelos com caixilharia de alumínio, incluindo YB8, YB8 E, YB8 Furano, YB9 Bellaria, YB9 sr, YB9 sri YB10, YB10 dois lugares, YB11, SB6, SB6 R, SB7, SB8 R, e modelos de quadro de treliça, como DB2, DB2 sr, DB2 EF.